Máquinas e Equipamentos

Seg – Sex:
7h30 ás 17h30

Rua Itaúna 394 | Vila Maria Baixa | São Paulo/SP

Limpeza C.I.P – Qual é a sua função?

Limpeza C.I.P

Você sabe qual é a importância da limpeza C.I.P (Cleaning in Place) nos processos industriais?

Cleaning in Place, em português – limpeza no local -, denomina um processo de higienização de plantas e tubulações industriais aonde a planta é higienizada sem desmontagem prévia, se utilizando do processo de circulação ou passagem de produto.

Se originou na industria alimentícia e de laticínios, a limpeza C.I.P é usada também nas indústrias de cerveja e farmacêutica para a limpeza de envasadoras, tubos sanitários, tanques, tanques assépticos e trocadores de calor.

O processo C.I.P é realizado de forma que diversos ciclos de lavagem são aplicados e recirculados através dos tanques, bombas, vávulas, tubulações e equipamentos.

É realizada a pré-lavagem com água para a remoção da sujeira grossa, logo após é realizada a lavagem com detergente. A partir disso é feito o enxágue do detergente e a lavagem da planta com mais um elemento limpante (ou ácido em alguns casos).

Quando a água sair clara e límpida, é sinal que a limpeza foi realizada corretamente podendo em alguns casos ser realizada a desinfecção (aonde a planta fica preenchida durante um fim de semana inteiro com desinfetante) e o enxágue do desinfetante.

O sistema C.I.P tem diversas vantagens, dentre elas estão:

  • Redução de impacto ambiental e redução dos custos com água e esgoto
  • Economia de detergente, evitando a superdosagem
  • Identificação de soluções (vazamentos, rupturas, etc)
  • Segurança operacional (não há necessidade de desmontagem da linha ou de entrar nos tanques para realizar a limpeza)

O tempo médio de realização dessas operações de limpeza não costuma passar de duas horas, economizando tempo de parada de linha de produção, trazendo mais confiabilidade no processo produtivo.

Todas as máquinas da Cavalari possuem o sistema C.I.P de limpeza!
Desde as bombas, tanques, envasadoras, trocadores de calor e tubulações. E é por isso que a Cavalari trás o que há de melhor e mais tecnológico no mercado para seus projetos, para te trazer confiança, rentabilidade e agilidade no processo produtivo!

Não perca tempo, dê uma olhada nos nossos equipamentos e faça uma cotação!

Cavalari Food Machinery

Visite nosso Blog e veja mais notícias!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Linkedin
Instagram
Youtube